Atualmente existem muitas pessoas praticando o AERÓBIO EM JEJUM com o intuito de diminuir a gordura corporal. Mas o que se trata o aeróbio em jejum? A pratica consiste em fazer atividade física, logo após acordar, sem consumir nenhuma forma de alimento. Esta pratica, acredita-se que após o nosso corpo ficar varias horas sem consumir alimento ele passa a utilizar os deposito de gordura como fonte de energia durante a atividade física, já que as reservas do nosso corpo já foram gastas durante o sono.
Para dar credibilidade nesse conceito, precisamos entender como nosso corpo funciona na produção energética. Nossa alimentação diária é composta por carboidratos, proteínas e gordura.
O carboidrato funciona como combustível do nosso corpo. Com ele retiramos energia para nossas atividades diárias, metabólicas e celulares. Depois que consumimos o carboidrato, estocamos ele em forma de glicose, glicogênio hepática e muscular e também como gordura. Quando acontecem esses estoques são chamamos de fase anabólica. E o oposto dessa fase é chamado de catabolismo que seria a fase que recrutamos nossas reservas de energia. Então se não houver a ingestão e alimentos, nosso organismo passa a catabolizar nossas fontes de reservas de energia como glicogênio hepático e muscular, e podendo partir para a gordura e até aminoácidos para a produção energética. Então conforme o período de jejum prolongado por causa do sono estaríamos com baixas reservas de glicogênio e então estaríamos recrutando a gordura para produção energética.
Dessa forma o aeróbio em jejum parece ser fácil, mas o corpo usa o glicogênio a gordura e também os aminoácidos como fonte de energia, portanto isso significa que também podemos degradar nossa musculatura. E contra partida, pessoas com menor condicionamento físico as suas reservas de glicose são menores do que uma pessoa bem condicionada e podendo ter uma hipoglicemia onde pode ter sintomas de enjoos, vômitos e tonturas.
De qualquer forma, treine, pratique atividade física! Isso já gerará gasto calórico e perca de gordura. E o fato de fazer o aeróbio em jejum poderá te promover benefícios ou malefícios, então esses fatores é que te apontaram o custo beneficio do aeróbio em jejum.
Trace seus objetivos de uma forma segura, procure um profissional da área para te orientar melhor durante seu treino e sua alimentação. Não siga modas, porque o que pode funcionar para uma pessoa, pode não funcionar para você, cada pessoa responde de uma forma diferente tanto pela sua capacidade física ou por sua morfologia.
Julio Takeo Sato é instrutor e personal trainer na Brasil Fitness
Escrito por Julio Takeo Sato em 31/01/2018 20:49